segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais, Mãe!

     Há algum tempo escrevi um texto que coloquei no meu perfil do Orkut. Quem me conhece sabe que sou um cara introspectivo, bastante contido para expressar emoções (exceto quando o Inter faz gol). Mas como o tal texto tinha por objetivo descrever quem eu era, resolvi falar das pessoas importantes que fazem parte da minha vida, e tiveram alguma participação para que eu me tornasse quem sou hoje. Escrevi sobre meu pai, minha mãe, meus irmãos e minha namorada.
      Recebi vários elogios, em geral, falar da família toca o leitor, que se identifica de alguma forma com a história. Porém, o comentário do meu sábio tio Manoel me marcou em especial. Ele disse: “Muito bonito o que tu escreveste no teu orkut, guri. É coisa que não se faz com um velho da minha idade. Mas a parte em que tu escreveste da tua mãe é muito pouco, ela merece um texto daqueles inteiro”. O tio estava coberto de razão. Então, prometi que um dia o texto sairia. Ontem (08/08) foi Dia dos Pais e achei que seria a oportunidade adequada para sanar minha dívida. Parece ilógico, mas para mim faz todo o sentido.
     Os leitores aí de São Gabriel que me conhecem sabem quem foi meu pai. Os que me conheciam apenas pela coluna, certamente irão me identificar agora. Pois é com grande orgulho que, ainda hoje, é mais fácil me apresentar como filho de Carlos Alberto Moreira do que de qualquer outra forma. Meu pai foi um homem que dispensa comentários, um verdadeiro exemplo de bondade e cidadania. Ele foi tirado de nós cedo demais. Como escrevi naquele texto: “Assim, sem avisar, sem que eu tivesse tempo de me despedir, ele se foi”.
     No início, abandonada a própria sorte, parecia que minha mãe não ia suportar a morte do marido. Ficou com uma pensão miserável de um salário mínimo por mês e três filhos pequenos para criar sozinha. Mas aos poucos ela foi se refazendo e assumiu a responsabilidade de nossa sobrevivência com unhas e dentes. Minha mãe enfrentou cada uma das barreiras que surgiram pelo caminho, e assim nos ensinou a sermos espelhos para nós mesmos, a encontrar em nossa união a força para seguir em frente. Se não fizéssemos o que era preciso, ninguém mais faria por nós.
     Foi com a minha mãe que aprendi a valorizar cada conquista, material ou não, por mais insignificante que fosse. Entendi que a humildade é um bem precioso, que na vida o que vale é aquilo que somos, não o que temos. Encontrei nela e em meus irmãos a essência e a força da verdadeira família.
     Ela renunciou a tudo por nós. Deixou de pensar em si para dividir e concentrar nos filhos todo seu esforço. Nossa situação econômica era tão complicada que por vezes faltou o dinheiro para trocar o botijão de gás. Constrangida, ela passava por cima do orgulho para pedir ao nosso avô. E chorava, escondida para que não a víssemos sofrer. Mas ela nunca desistiu. Nos ensinou a honrar dívidas e compromissos, e que a honestidade não tem preço.
     Mesmo tendo estudado apenas até a 4ª série, ensinou os quatro filhos a ler e escrever antes de entrarem pela primeira vez em uma escola. Com ela aprendemos a valorizar a educação, a enxergar nos estudos a chance de construir um futuro melhor. Ela, mais do que ninguém, sempre apostou em nós. Hoje, os três filhos mais velhos já concluíram o Ensino Superior, e o mais novo está no 2º semestre da faculdade.
     Ela me ensinou a sorrir. Nunca vou esquecer da alegria em seu rosto quando conseguia nos levar ao centro da cidade para comer um xis. Um ato tão simples, mas que para nossa realidade era motivo de grande satisfação. Com ela também aprendi a sonhar. Desenhávamos com enorme entusiasmo projetos para uma futura reforma da casa, mesmo que no fundo ela soubesse que não teríamos como executá-los.
     Essa mulher fantástica superou com bravura todas as dificuldades para ser mãe e pai ao mesmo tempo. E triunfou. Com toda certeza, esse texto é pouco para expressar o orgulho e a gratidão que sinto. Mas é o mínimo para agradecer à dona Maria Anunciação Severo Moreira, ou dona Núncia para os amigos, tudo que fez por nós. Do fundo do meu coração, muito obrigado e feliz Dia dos Pais, Mãe!

Um comentário:

  1. Parabéns pela mãe que vocês têm, e pelo pai que tiveram. REalmente os filhos da Dona Núncia são motivo de muito orgulho para ela.

    ResponderExcluir