terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resposta pra que te quero

Essa semana fiquei bastante contente com a repercussão da última edição desta coluna. Parece que consegui chamar a atenção do presidente da Câmara Municipal, o vereador Nêne, que publicou um direito de resposta de página inteira em todos os jornais de São Gabriel. Aliás, tenho que agradecer ao vereador. Pois ele investiu uma boa quantia nesses "a pedido" e, com isso, muitas pessoas se motivaram a procurar o texto da coluna anterior (confira aqui).

Porém, o vereador me acusou de escrever com "intenção absolutamente tendenciosa e maliciosa", e de alterar uma frase dele. Em primeiro lugar, é importante deixar claro que meu comentário não trazia nenhuma mentira. Me basei exclusivamente nos dados do levantamento do Ministério Público de Contas (MPC) e da própria Câmara. E como diz o ditado: os números não mentem. Quanto a frase do vereador, eu a copiei de forma literal do jornal Cenário de Notícias. Portanto, se alguém cortou o que ele disse, não fui eu.

Nenê justifica o aumento em seus gastos com diárias em função de suas atribuições terem crescido na posição de presidente da Câmara. Ele argumenta que não possui sobre a verba de representação e que as diárias são "legais e absolutamente constitucionais, desde que sejam justificadas e tenham sua prestação de contas realizada". Vereador, sei bem que o senhor tem o direito de fazer uso das diárias. Contudo, o senhor como legislador bem sabe que as leis devem andar de braços dados com o bom-senso. Não é porque a lei permite que os vereadores devem abusar dessa prerrogativa.

Apesar de longo, o direito de resposta de Nenê deixou de fora o fundamental. Em nenhum momento se falou na comparação com os valores pagos em diárias pela Câmara de Santa Maria, que escancara a gastança desmedida dos vereadores gabrielenses.

Em todo caso, o vereador se colocou à disposição para futuros esclarecimentos. É bom, pois nas próximas semanas o nobre presidente terá muito o que esclarecer. Aguardem leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário