terça-feira, 19 de abril de 2011

Sobre provas, carros e café


Hoje eu fui reprovado no exame prático de direção. Na prova teórica eu acertei 29 das 30 questões. Mas a prática, como o próprio termo diz, não é teoria. Lá se foram os dez dias de aula. Fazer o quê? É a vida.
Saí de casa tranquilo. Tomei um café preto e fui para a autoescola. Quando cheguei no local do exame, senti que a Revolução Francesa acabara de estourar no meu estômago. Talvez a maior causa dessa batalha nas minhas entranhas fosse o nervosismo, mas tenho certeza que o cafezinho em jejum colaborou bastante.
Respirei fundo e fiquei ali. Parado. Completamente imóvel. Concentrado o máximo possível em evitar que os revolucionários intestinais tomassem a Bastilha. Depois de uma rápida palestra do examinador do Detran/RS, os candidatos a motorista começaram a ser chamados. Aos poucos, o redemoinho na minha barriga foi diminuindo, e cessou de vez quando eu resolvi me isolar em um canto e cantar. Isso mesmo, cantar. Cantarolei músicas que gosto e, realmente, consegui espantar meus males.
Quando meu repertório estava próximo do fim o instrutor me chamou. Não era o mesmo instrutor com quem eu fiz as aulas práticas. Mas era um cara amigável. Revisou comigo os passos para fazer a baliza antes de iniciar o teste. Até ali estava tudo certo.
O problema é que não apenas o instrutor era diferente, mas o carro também. Não o automóvel em si. O Corsa Sedan estava lá, com a mesma placa, igualzinho ao das aulas. Mas a embreagem com certeza era outra. E para piorar, bastou sentar no banco do motorista para a rebelião estomacal voltar ainda mais forte. Novamente respirei fundo, contive o embrulho, e comecei os procedimentos.
Regulei o banco, acertei os espelhos, coloquei o cinto de segurança e soltei o freio de mão. Quando o instrutor deu o ok, fui com o pé no fundo da embreagem e girei a chave. Pisca para a esquerda, engata a primeira marcha vai soltando a embreagem e... nada. Parei por um momento. Fiz a primeira marcha de novo, fui soltando a embreagem e.... nada. O carro não saia do lugar. Repeti o procedimento anterior e confirmei que o freio de mão estava realmente solto. Fui largando a embreagem, largando, largando, e o carro estremeceu como num forte calafrio. Cheguei a pensar: Fudeu, vai apagar. Foi neste exato instante que, finalmente, o Corsa arrancou.
Fui em direção a vaga, repassando na mente a posição das varetas para entrar de forma correta. Pisca para a direita, ré, entrei na vaga. Depois de virar o volante para a esquerda e seguir na ré, achei que estava muito próximo do limite traseiro. Fui um pouco para frente, dei ré de novo, alinhei o carro no meio-fio da calçada e puxei o freio de mão.
O avaliador pediu que eu saísse para fazer a garagem. Quando estava com metade do carro fora da vaga ele deu a ordem final: “desliga o carro e puxa o freio, por favor, Carlos”. Nos segundos em que permaneci com a mão no volante pensei nas possibilidades do que podia ter dado errado. Será que esqueci algum pisca? Será que raspei em alguma vareta e não notei? Que pedaço de matéria fecal, rodei!
O veredicto foi a única coisa em que durante todo o período de aulas eu não pensei que falharia: estourei o tempo de cinco minutos que tinha para realizar as duas manobras. Segundo o examinador, só no enredo de arrancar o carro eu perdi um minuto, que fez muita falta.
Um dia a gente perde, no outro a gente ganha. Hoje eu perdi, talvez perca de novo na próxima prova. Mas também pode ser que eu passe. E enquanto houver essa alternativa, e as taxas de novos testes não estourarem meu orçamento, eu vou lá e tento de novo. Aliás, na hora que saí do carro fiquei um pouco chateado mesmo, mais pela grana do que pela reprovação em si. Depois passou, assim como a revolta em meu estômago, que sumiu milagrosamente. Mas como foi dito antes, é a vida. Daqui uns 20 dias vamos de novo, torcendo bastante para dar tudo certo. E dessa vez sem cafezinho.

Um comentário:

  1. Olá, colega! Gostei do seu blogs! Bom encontrá-lo por aqui!
    Sobre a prova: os melhores rodam na primiera. Experiência própria! Hehe! Boa sorte na próxima! bjs!

    ResponderExcluir