sexta-feira, 30 de setembro de 2011

100 anos de Futebol na Fronteira

Um panorama completo dos primórdios do Futebol na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, em especial, na Terra dos Marechais. Esse é o resultado de 15 anos da pesquisa realizada pelo jornalista Nilo Dias Tavares e compilada no livro "100 Anos de Futebol em São Gabriel", que será lançado neste sábado (1/10), às 10h, no Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, em São Gabriel.

A obra conta com riqueza de detalhes o surgimento dos primeiros times na cidade, desde 1909, por iniciativa do uruguaio Ramón Monteavaro, até o atual São Gabriel Futebol Clube. Em um trabalho de fôlego, o livro traz em 372 páginas súmulas, escalações, resultados de partidas e campeonatos até mesmo do início do século passado. O trabalho dos dirigentes que ajudaram a desenvolver o esporte no município e a história dos principais jogadores que marcaram época também compõem a publicação.

Fotos antigas, verdadeiras relíquias do passado gabrielense, e o detalhismo preciso e cronológico empregado pelo autor, tornam a obra um legítimo documento histórico, não só de São Gabriel, mas do surgimento do futebol no Interior do Estado como um todo.

O livro tem o prefácio do historiador Osório Santana Figueiredo e apresentação da jornalista Teresinha Motta, esposa do autor. Este jornalista aqui teve a felicidade de contribuir com a diagramação e criação de capa e projeto gráfico da publicação.



FICHA
100 Anos de Futebol em São Gabriel
- Autor: Nilo Dias Tavares
- Publicação independente, 372 páginas

- Prefácio: Osório Santana Figueiredo
- Apresentação: Teresinha Motta
- Revisão: Professora Ângela de Assis Brasil

- Capa, projeto gráfico e diagramação: Carlos Ismael Moreira
- Impressão: FORT – Materiais e Serviços Gráficos.

SOBRE O AUTOR

Nilo Dias Tavares, 70 anos, é pesquisador, radialista e jornalista aposentado. Gaúcho, natural de Dom Pedrito, trabalhou nas empresas Caldas Júnior e RBS, de Porto Alegre e em diversas rádios, jornais, revistas e televisão.

Mantém blogs na Internet, dois deles dedicados ao futebol: www.nilodiasreporter.blogspot.comwww.reliquiasdofutebol.blogspot.com. Desde 1999 reside em Brasília, onde trabalhou nas assessorias de imprensa do Ministério de Minas e Energia, Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE) e Confederação Nacional de Municípios (CNM). 

Nos mais de 50 anos dedicados a imprensa brasileira foi agraciado com algumas premiações. A maior delas foi o “Prêmio Esso Regional Sul de Jornalismo”, conquistado em 1978, quando trabalhava na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Sucursal de Rio Grande, com a reportagem “1700/1978 – Dois séculos de desmatamento no Rio Grande do Sul”. 

Foi também presidente da S.E.R. São Gabriel e G.E. Gabrielense, Diretor de Futebol do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande, Diretor de Futsal do G.E. Brasil, de Pelotas, e G.A. Farroupilha, também de Pelotas, presidente das Escolas de Samba “Ramiro Barcelos”, de Pelotas, e “Quem é do Mar não Enjoa”, de Rio Grande, e presidente do Bloco Carnavalesco “Tesoura da Tiradentes”, de Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário