sábado, 10 de setembro de 2011

Reconhecimento de uma vida

     Uma vida dedicada ao esporte e a formação de jovens atletas. Esse é o saldo do professor Luiz Celcio Araujo, o Pelé, que comemorou na noite de terça-feira seu aniversário de 65 anos – 42 deles ligados à Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel. Em uma iniciativa de colegas, alunos e ex-alunos, mais de 100 pessoas prestigiaram o descerramento de uma placa no colégio, para batizar a quadra de esportes com o nome do professor.

Quadra do XV de Novembro foi batizada com nome do professor

     Natural de Caçapava do Sul, Pelé ingressou como aluno no XV de Novembro em 1969, para cursar o antigo Clássico. Durante o período escolar, sempre participou como atleta das equipes esportivas, envolvimento que permaneceu mesmo depois de formado, quando passou a ser instrutor de várias modalidades, principalmente atletismo e basquete. Desde então, nunca mais parou de treinar os times do colégio.
     O funcionário público Luiz Fernando Padilha, 49 anos, jogou no mesmo time de Pelé na década de 1970 e admira a dedicação do amigo. – Ele é uma ótima pessoa. Desde que me conheço por gente está envolvido com a gurizada aqui do XV – afirma.
Sargento do exército aposentado e formado em Educação Física, pela Universidade da Região da Campanha em Bagé, em 1990, Pelé teve sua relação com a escola formalizada apenas durante o ano de 1998, quando passou em primeiro lugar em uma seleção para professores temporários. Ele treina as equipes juvenis de basquete e atletismo do XV de Novembro por puro amor ao esporte. – Tive um professor em Caçapava que me deu a primeira oportunidade como atleta. O trabalho com esses alunos aqui é uma forma de retribuir o que eu conquistei através do esporte – explica Pelé.
     O professor de Educação Física, Pedro Moreira, 50 anos, organizador da homenagem, se emociona ao falar ao colega e amigo de muitos anos. Segundo ele, batizar o ginásio com o nome de Pelé é uma forma reconhecer a dedicação do treinador enquanto ainda está comandando os times na beira da quadra. – O Pelé é aquele amigo que me ensina sempre, muitas vezes sem dizer uma palavra. Vai ser um grande orgulho entrar nessa quadra para dar aula e ver o nome dele na entrada – declarou Moreira.

Pelé (D) e o colega professor Pedro Moreira

     Tímido e de voz grave, Pelé é dono de um sorriso de orelha a orelha. Além do talento como treinador – já perdeu a conta de quantos títulos conquistou ao longo da carreira – tem a habilidade de agregar amigos. Segundo ele, a convivência como os estudantes é o maior prêmio pelo seu esforço. – O contato com os jovens renova as minhas energias – revela.
     Tanto tempo como professor rendeu a Pelé o carinho e a admiração de todos na cidade. – Em São Gabriel, quem já jogou, quem ainda joga, e quem vier a jogar basquete, passa pelas mãos do Pelé – comenta o advogado Ricardo Gomes, que participou do time da escola entre 1986 e 1989.
     Outro ex-aluno, o também advogado Júlio Cesar dos Santos, 39 anos, não poupa elogios ao técnico. – Queremos que você continue aqui por muitos anos, e que nossos filhos tenham o teu exemplo, mesmo que de bengalinha – brincou Santos durante a homenagem.
     A diretora do XV de Novembro, Andréa Bonorino Cunha, reforça a entrega do treinador ao trabalho com os jovens atletas da escola. – Ele é uma pessoa que se doa e está sempre preocupado com a formação dos alunos. É um exemplo de como devem ser todos os professores, um verdadeiro mestre – elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário