Uma vida dedicada ao esporte e a formação de jovens atletas. Esse é o saldo do professor Luiz Celcio Araujo, o Pelé, que comemorou na noite de terça-feira seu aniversário de 65 anos – 42 deles ligados à Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel. Em uma iniciativa de colegas, alunos e ex-alunos, mais de 100 pessoas prestigiaram o descerramento de uma placa no colégio, para batizar a quadra de esportes com o nome do professor.
![]() |
Quadra do XV de Novembro foi batizada com nome do professor |
Natural de Caçapava do Sul, Pelé ingressou como aluno no XV de Novembro em 1969, para cursar o antigo Clássico. Durante o período escolar, sempre participou como atleta das equipes esportivas, envolvimento que permaneceu mesmo depois de formado, quando passou a ser instrutor de várias modalidades, principalmente atletismo e basquete. Desde então, nunca mais parou de treinar os times do colégio.
O funcionário público Luiz Fernando Padilha, 49 anos, jogou no mesmo time de Pelé na década de 1970 e admira a dedicação do amigo. – Ele é uma ótima pessoa. Desde que me conheço por gente está envolvido com a gurizada aqui do XV – afirma.
Sargento do exército aposentado e formado em Educação Física, pela Universidade da Região da Campanha em Bagé, em 1990, Pelé teve sua relação com a escola formalizada apenas durante o ano de 1998, quando passou em primeiro lugar em uma seleção para professores temporários. Ele treina as equipes juvenis de basquete e atletismo do XV de Novembro por puro amor ao esporte. – Tive um professor em Caçapava que me deu a primeira oportunidade como atleta. O trabalho com esses alunos aqui é uma forma de retribuir o que eu conquistei através do esporte – explica Pelé.
O professor de Educação Física, Pedro Moreira, 50 anos, organizador da homenagem, se emociona ao falar ao colega e amigo de muitos anos. Segundo ele, batizar o ginásio com o nome de Pelé é uma forma reconhecer a dedicação do treinador enquanto ainda está comandando os times na beira da quadra. – O Pelé é aquele amigo que me ensina sempre, muitas vezes sem dizer uma palavra. Vai ser um grande orgulho entrar nessa quadra para dar aula e ver o nome dele na entrada – declarou Moreira.
![]() |
Pelé (D) e o colega professor Pedro Moreira |
Tímido e de voz grave, Pelé é dono de um sorriso de orelha a orelha. Além do talento como treinador – já perdeu a conta de quantos títulos conquistou ao longo da carreira – tem a habilidade de agregar amigos. Segundo ele, a convivência como os estudantes é o maior prêmio pelo seu esforço. – O contato com os jovens renova as minhas energias – revela.
Tanto tempo como professor rendeu a Pelé o carinho e a admiração de todos na cidade. – Em São Gabriel, quem já jogou, quem ainda joga, e quem vier a jogar basquete, passa pelas mãos do Pelé – comenta o advogado Ricardo Gomes, que participou do time da escola entre 1986 e 1989.
Outro ex-aluno, o também advogado Júlio Cesar dos Santos, 39 anos, não poupa elogios ao técnico. – Queremos que você continue aqui por muitos anos, e que nossos filhos tenham o teu exemplo, mesmo que de bengalinha – brincou Santos durante a homenagem.
A diretora do XV de Novembro, Andréa Bonorino Cunha, reforça a entrega do treinador ao trabalho com os jovens atletas da escola. – Ele é uma pessoa que se doa e está sempre preocupado com a formação dos alunos. É um exemplo de como devem ser todos os professores, um verdadeiro mestre – elogiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário